Enviar ficheiros para mistura
Este guia foi criado para te ajudar a preparar a tua sessão de gravação para ser misturada pelos nossos técnicos de som nos estúdios tuff.
Preparação e organização de ficheiros audio
Cria uma pasta onde vais colocar as pistas do tema
- Nomear cada ficheiro (nomedotema_vox_1.wav) e mencionar a panorâmica caso relevante (nomedotema_keys_L.wav).
- Todas as faixas terão de já estar editadas (tudo no tempo certo, incluíndo segundas vozes) e com faixas limpas (com silêncios em todas as partes onde o músico não está a tocar e fade in e out em todas as faixas cortadas). Qualquer alteração a nível de edição poderá ter um custo extra.
- Tentem minimizar o número de pistas (ex: colocar toda a voz principal na pista nometotema_voz_principal.wav).
- Todas as pistas terão de ser enviadas de preferência não processadas (secas), isto é, sem reverbs, delays, sidechains, compressões, etc).
- No caso de teres pistas que tenham algum processo importante como afinadores, simulação de amps ou inversores de polaridade, envia também a pista com essa informação.
- O número máximo de pistas será de acordo com o pack negociado com o estúdio.
Num ficheiro de texto à parte inclui:
- Nome de sons de referência.
- Enviar BPM da música.
- Enviar Escala musical em que foi construída.
- Caso existam efeitos específicos que queiras incluir, deves mencionar e indicar em que pista querem. Exemplo: “voz róbotica na pista nomedotema_vox_adlib.wav ou delay na pista nomedotema_snare.wav.
- Todas as pistas deverão vir no formato .wav a 44100hz ou 48000hz. Caso o instrumento seja mono, a pista terá de vir em mono.
- Caso sejam contra a utilização de auto-tune, este deverá ser mencionado.
Junto com a pasta com as pistas, o ficheiro de texto com as informações adicionais,devem enviar uma rough mix que servirá de guia para a mistura.
Envio
Envia-nos os ficheiros conforme a organização proposta em cima, num ficheiro .zip, através do Dropbox, Wetransfer, Google Drive ou outro sistema semelhante para estudio@tuff.pt.
Avaliação, processo de mistura e prazos de entrega
Após recebermos as tuas pistas, os nossos técnicos de som vão analisar e confirmar se está tudo ok e dar-te o respectivo feedback.
Durante o processo de mistura, irás estar em contacto directo com o nosso técnico de som que irá mostrar-te algumas demos.
O prazo normal médio para a entrega de uma mistura é entre 2 a 3 semanas. Pode ser acordado um prazo mais curto mediante a contratação de “taxa da urgência”.
Caso tenhas qualquer outra questão, envia-nos um email para estudio@tuff.pt ou contacta-nos no facebook ou instagram através de @tuffagency.