Enviar ficheiros para mistura

Este guia foi criado para te ajudar a preparar a tua sessão de gravação para ser misturada pelos nossos técnicos de som nos estúdios tuff.

Preparação e organização de ficheiros audio

Cria uma pasta onde vais colocar as pistas do tema

  1. Nomear cada ficheiro (nomedotema_vox_1.wav) e mencionar a panorâmica caso relevante (nomedotema_keys_L.wav).
  2. Todas as faixas terão de já estar editadas (tudo no tempo certo, incluíndo segundas vozes) e com faixas limpas (com silêncios em todas as partes onde o músico não está a tocar e fade in e out em todas as faixas cortadas). Qualquer alteração a nível de edição poderá ter um custo extra.
  3. Tentem minimizar o número de pistas (ex: colocar toda a voz principal na pista nometotema_voz_principal.wav).
  4. Todas as pistas terão de ser enviadas de preferência não processadas (secas), isto é, sem reverbs, delays, sidechains, compressões, etc).
  5. No caso de teres pistas que tenham algum processo importante como afinadores, simulação de amps ou inversores de polaridade, envia também a pista com essa informação.
  6. O número máximo de pistas será de acordo com o pack negociado com o estúdio.

Num ficheiro de texto à parte inclui:

  1. Nome de sons de referência.
  2. Enviar BPM da música.
  3. Enviar Escala musical em que foi construída.
  4. Caso existam efeitos específicos que queiras incluir, deves mencionar e indicar em que pista querem. Exemplo: “voz róbotica na pista nomedotema_vox_adlib.wav ou delay na pista nomedotema_snare.wav.
  5. Todas as pistas deverão vir no formato .wav a 44100hz ou 48000hz. Caso o instrumento seja mono, a pista terá de vir em mono.
  6. Caso sejam contra a utilização de auto-tune, este deverá ser mencionado.

Junto com a pasta com as pistas, o ficheiro de texto com as informações adicionais,devem enviar uma rough mix que servirá de guia para a mistura.

Envio

Envia-nos os ficheiros conforme a organização proposta em cima, num ficheiro .zip, através do Dropbox, Wetransfer, Google Drive ou outro sistema semelhante para estudio@tuff.pt.

Avaliação, processo de mistura e prazos de entrega

Após recebermos as tuas pistas, os nossos técnicos de som vão analisar e confirmar se está tudo ok e dar-te o respectivo feedback.

Durante o processo de mistura, irás estar em contacto directo com o nosso técnico de som que irá mostrar-te algumas demos.

O prazo normal médio para a entrega de uma mistura é entre 2 a 3 semanas. Pode ser acordado um prazo mais curto mediante a contratação de “taxa da urgência”.

Caso tenhas qualquer outra questão, envia-nos um email para estudio@tuff.pt ou contacta-nos no facebook ou instagram através de @tuffagency.